Saúde mental e bem-estar do trabalhador: agora as empresas podem ter um selo de conformidade! 

Não basta ser uma empresa que preza pela saúde mental e pelo bem-estar do trabalhador.  

A partir de agora, as empresas que promovam ações positivas visando a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores e tenham políticas especificas, receberão um selo concedido pelo governo federal: o “Certificado de Empresa promotora da Saúde Mental”. 

Para isso será necessário atuar em três frentes: 

1ª) cuidar da saúde mental dos trabalhadores:  

Se verificará se existem programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, se os empregados têm acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico e se as empresas realizam campanhas e treinamentos destinados a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental. 

Os líderes devem ser capacitados para tratar de situações que envolvam possíveis crises relacionadas com este tema. 

As empresas devem ainda, promover campanhas específicas para as mulheres. 

Recentemente o relatório “Esgotadas” da Think Olga, consultoria em equidade de gênero, publicou que 7 em cada 10 pessoas diagnosticadas com depressão ou ansiedade no Brasil são mulheres. 

Fazendo com que estas sejam as principais vítimas deste já chamado “mal do século”. 

Outro ponto relevante para a obtenção do selo é que as empresas devem ter políticas sérias de combate à discriminação e aos assédios em todas as suas formas. 

2ª) promoção do bem-estar dos trabalhadores:  

O ambiente de trabalho seguro e saudável já é uma obrigação de todas as empresas, mas agora a organização que deseja obter a certificação deve também incentivar ações que possibilitem que o empregado tenha um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. 

A empresa deve criar estímulos para que seus colaboradores pratiquem atividades físicas e tenham momentos de lazer. 

Não é segredo para ninguém que os exercícios físicos trazem uma série de benefícios para o organismo. O hábito de se movimentar aumenta a força física e a disposição, melhora o sono e a saúde cardiovascular, combate o sedentarismo e ajuda a prevenir e tratar diversas doenças. 

Um colaborador que pratica exercícios com regularidade tem menos chances de adoecer física e mentalmente, reduzindo um possível passivo trabalhista para o empregador. 

Com esta nova lei o governo faz com que as empresas passem a ser responsáveis a estimular a atividade física regular de seus empregados. Encontrar o como sem que seja considerado invasivo para o colaborador vai ser um desafio interessante para o RH das empresas. 

3ª) transparência e prestação de contas: 

Por fim, para obter o selo, a empresa deverá divulgar em seus meios de comunicação as ações e políticas relacionadas com a promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores, sendo ainda necessária a manutenção de um canal para recebimento de sugestões e de avaliações a respeito destes temas. 

Além disso, as organizações deverão promoção do desenvolvimento de metas e análises periódicas dos resultados relacionados à implementação das ações de saúde mental. 

O que o governo federal pretende com tudo isso? Forçar as empresas a atuarem como entes preventivos, reduzindo custos dos sistemas públicos de saúde.  

Neste sentido, as empresas que decidem obter este certificado ganham em todos os sentidos afinal passam a ter um selo que formaliza o esforço que faz em prol da saúde mental e bem-estar de seus colaboradores. O benefício é geral: para a empresa, para o governo e principalmente para os trabalhadores, que serão os principais afetados por esta lei. 

E onde a SPECTARE entra nesta equação? Em todas as frentes afinal cultivar ambientes saudáveis é a nossa principal missão. 

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Categories

Entrar em contato

Entre em contato para conhecer todos os serviços de Gisela Salles

Últimas notícias: